Aletria - Biblioteca Itinerante
A Aletria é um veículo de cidadania ativa, um centro móvel de cultura e arte, que revitaliza os espaços urbanos implementando na cidade e nas escolas dinâmicas de participação que fortalecem a coesão social, o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade, fazendo do livro ferramenta radical de pensamento e acção sobre o mundo.
O nosso acervo vem sendo constituído com doações de editoras e de particulares, que são seleccionados segundo critérios de qualidade literária e recepção crítica, dando primazia a obras que venham impactando nos leitores ao longo dos tempos e que amplifiquem o debate dos assuntos do mundo contemporâneo, autores consagrados ou emergentes e das mais diversas proveniências geográficas e géneros, da Ficção à História, passando pela Filosofia, pela Poesia e pela Arte.
A secção infanto-juvenil é um grande atractivo para as crianças, que adoram o ambiente descontraído e confortável da biblioteca Aletria e o acolhimento dos seus mediadores.
João Tempera – Actor e Músico
Luís Pulido – Músico e Professor de Música
Susana Pires – Professora e Mediadora Cultural
A Aletria é um projecto independente e sem fins lucrativos da Associação Cultural Casa Invisível, cuja sustentabilidade depende de projectos financiados, parcerias e contratação dos seus serviços e oficinas.
Se quiser saber como levar a Aletria ao seu concelho, a um evento, à sua escola, à instituição ou empresa em que trabalha, à festa de anos dos seus filhos ou mesmo à sua, contacte-nos.
Estes são alguns dos sítios e projetos por onde temos andado:
Serralves (Serralves em Festa); Teatro Extremo (Festival Sementes); Câmara Municipal de Almada (inúmeras iniciativas); Câmara Municipal de Sesimbra (Residência Artística no Cineteatro João Mota); Câmara Municipal de Santiago do Cacém (Festival Literário, Festa do Livro); Câmara Municipal do Barreiro; Câmara Municipal de Palmela; Agrupamento de Escolas Emídio Navarro (jornal escolar); Escola Secundária de Cacilhas Tejo; Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa; Politécnico de Setúbal; Festival das Artes (Sobreda); Infraestruturas de Portugal, entre outros.